
Matriz curricular do curso de Publicidade e Propaganda
Conheça tudo sobre a matriz de Publicidade e Propaganda, as áreas que o aluno pode atuar e os conteúdos e disciplinas do curso.
Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade e Propaganda da Fasam.
As mudanças nos algoritmos em sites de buscas e redes sociais impactam o tráfego orgânico e, cada vez mais, esse tipo de engajamento vêm perdendo força. Mas isso não significa que apenas estratégias de tráfego pago passam a vigorar nas campanhas de marketing digital.
O tráfego orgânico tem perdido, cada vez mais, engajamento; isso acontece pois as plataformas midiáticas mais populares da web têm construído seu algoritmo para incentivar as empresas a patrocinarem seus trabalhos de marketing digital. Contudo, isso não significa que uma boa estratégia de SEO não traga bons resultados. Para tanto, um certo investimento em tráfego pago pode ser uma alternativa para impulsionar sua marca na internet, principalmente se o seu trabalho de comunicação digital ainda está em fase de maturação.
Quando bem planejada, a estratégia de marketing digital alavanca excelentes resultados, entregando mais conversões e, consequentemente, aumentando os lucros de uma empresa. Geralmente, o objetivo principal deste trabalho é gerar mais leads para o funil de vendas. Porém, com algoritmos cada vez mais refinados a mídia paga se torna uma grande aliada para destacar sua marca em meio a tantas páginas, produtos e serviços presentes na internet.
Por isso, elaboramos este post para ajudar você a entender melhor o que é o tráfego pago, como funciona este trabalho e de que maneira você pode incluir essa ferramenta na sua estratégia!
Chamamos de tráfego quando um internauta acessa uma página na web. Logo, o tráfego pago é um investimento feito em mídia online (sites de buscas; redes sociais; redes de display; banners e etc) para atrair mais cliques. Afinal, se seu site, blog, landing page ou e-commerce, não é acessado pelo seu público alvo e potencial, é como se sua marca nem existissem na internet.
Visto isso, se os visitantes não chegam até as suas páginas, anúncios pagos podem ser uma boa alternativa para aumentar o fluxo de acessos nas plataformas de marketing digital. Neste sentido, o tráfego pago consiste em campanhas de marketing digital criadas, especialmente, por meio de leilões (para determinada palavra-chave ou segmentação) que podem ser feitas no Google ou em redes sociais.
Ou seja, os anúncios voltados à web podem ser trabalhados em diversos canais midiáticos, conforme o objetivo de comunicação que a marca tem. Por exemplo, se o estrategista acredita que sua persona está mais presente no Instagram, o ideal é investir nesse canal para ter um melhor engajamento junto ao público alvo. De forma simples, o tráfego pago é aquele feito por anúncios em canais digitais, que converte em visitas para a página que a marca deseja. É possível criar, por exemplo, uma estratégia específica para uma landing page, ou para uma página do seu site, entre outras possibilidades. Resumindo, a mídia paga nada mais é do que um tipo de publicidade virtual.
O trabalho de marketing digital com mídia paga precisa, principalmente, de um bom recorte na segmentação. Afinal a marca vai investir para atrair o público certo para sua estratégia. Portanto, a empresa deve considerar que cada visitante deve ter potencial para se tornar um lead e, depois, converter-se em um cliente.
O tráfego orgânico, ao contrário, são acessos espontâneos – ou seja, não pagos –; o que caracteriza o tráfego pago é o investimento financeiro que uma marca faz no meio digital. Desta forma são criados anúncios para um target específico, delineados por idade, gênero, localização, interesses sócio culturais entre outros.
De forma simplificada, essas campanhas são trabalhos publicitários virtuais que ficam em destaque no mundo digital. Vale ressaltar que isso, hoje, vale também para plataformas mobile, ou seja, smartphones e tablets – através de aplicativos móveis. Nos sites de busca, como o Google, elas ficam destacadas como ‘anúncio’ e aparecem nos primeiros resultados de busca. Já nas redes sociais, existem diversos formatos; desde banners que ficam em posição de destaque, como posts em timeline ou sotries, que proporcionem melhor visualização.
Veja a seguir os dois métodos mais conhecidos de tráfego pago.
Para este tipo de campanha a cobrança é feita a cada clique que o seu anúncio recebe. Esta é a opção mais interessante para quem sabe o orçamento estimado a investir em uma estratégia de marketing digital. Há duas possibilidades de trabalho nesta modalidade: o ‘Automatic Bidding’ e o ‘Manual Bidding’, respectivamente ‘Leilão Automático’ e ‘Leilão Manual’ – em tradução para o português. O primeiro, ‘Automatic Bidding’, é quando o estrategista opta por um valor diário máximo a ser pago pela campanha, enquanto no segundo – ‘Manual Bidding’ – o pagamento só é feito quando alguém clica no banner (mas é possível definir uma quantidade máxima de cliques).
Neste modelo de campanha o que importa é a quantidade de impressões, ou seja, o número de usuários impactados por um anúncio mesmo que não clicado. Nesta modalidade a cobrança é realizada a cada mil pessoas que visualizam o banner – para este tipo de trabalho, na grande maioria dos casos, a estratégia de banner. Esta é uma boa opção para empresas que querem se posicionar no mercado e aumentar o reconhecimento em plataformas digitais.
Agora que você sabe mais sobre tráfego pago, fique ligado em nosso blog que, em breve, teremos novidades sobre o assunto. Você vai aprender como aplicar estratégias de tráfego pago em suas campanhas de marketing digital.
Curtiu o assunto? Estes e outros tópicos você aprende nas disciplinas de ‘Mídia’ e ‘Marketing’ do curso de Publicidade e Propaganda da FASAM. Clique aqui e venha estudar com a gente!
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