
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre mercado de trabalho
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade e Propaganda da Fasam.
O tráfego orgânico perdeu força nas plataformas digitais e, hoje, precisa ser impulsionado através de estratégias pagas que possam gerar visibilidade e proporcionar captação de leads que gerem funil de vendas. O trabalho de SEO precisa andar junto ao de SEM se você quiser alavancar sua marca na web. Quer saber como fazer isso da melhor forma? Hoje temos uma infinidade de plataformas digitais que podem ser bem utilizadas pelas campanhas de marketing digital, porém algumas delas são mais comuns de se encontrar e trabalhar tráfego pago.
Para tanto, vale reforçar que a popularidade de uma rede social pode contar muito, mas você, como estrategista de comunicação, deve sempre levar em consideração se o público alvo da sua campanha acessa aquela rede; por exemplo: de nada adianta querer anunciar no Instagram se o seu público estiver no Linkedin. Outro fator de relevância depende dos objetivos da sua estratégia digital. Veja quais são as principais fontes:
O trabalho de anúncios voltados ao Google são os mais comuns na mídia paga, operacionalizados pelo Google Ads . No buscador os resultados patrocinados possuem posição de destaque, classificados no topo da página – claro que isso depende da busca do internauta pela palavra-chave que a empresa patrocinou. Desta forma, é possível anunciar no próprio site de buscas, nas pesquisas e também em sites de parceiros (através da rede de display).
O Facebook é uma das rede sociais mais acessadas no mundo e, neste sentido, apresenta boas oportunidades de vendas. Uma delas são os anúncios, que podem ser segmentados para alcançar o seu público definido para a campanha digital. São disponibilizados diversos formatos de trabalho publicitário no Facebook Ads , neste espaço o estrategista escolhe o que é mais atraente para os usuários que a marca deseja alcançar.
O Instagram Ads é similar ao Facebook Ads, afinal pertencem ao mesmo grupo midiático. A mídia paga nesta rede pode ser planejada para aparecer no feed e até mesmo nos stories. O Instagram (colocar link para o Instagram) tem um público fidelizado que acessa a mídia social diariamente.
Portanto, as possibilidades de engajar mais usuários com os anúncios é maior. Os anúncios no Instagram Ads são uma excelente ferramenta para promover o que uma empresa vende.
Promover uma marca no YouTube é uma boa forma de alcançar seus objetivos de marketing digital. Mesmo com os assinantes do YouTube Premium , ainda existe uma grande quantidade de usuários que podem visualizar seus anúncios. Aqui os formatos também são muito variados (talvez seja a plataforma que mais permite tipos de anúncios diferentes), o que pode gerar diferentes resultados nas suas campanhas digitais.
Aqui dificilmente teremos uma resposta concreta. Os valores para investir em tráfego são dos mais variados, uma vez que depende dos preços das plataformas para fazer os anúncios. Neste caso, se a empresa tiver um orçamento limitado, o ideal é começar definindo a quantia a ser investida em tráfego e, depois, escolher quanto será investido em cada plataforma digital.
Este planejamento financeiro sobre os investimentos a serem realizados é importante para que você saiba exatamente quanto e onde investir. Dessa forma, a empresa não fica comprometida, além de ter segurança no destino que o dinheiro está tomando, além de permitir ter bom ROI – ‘Return of investiment’.
No Facebook, por exemplo, é possível começar a investir US$ 1 por dia. Ou seja, você pode criar uma sua estratégia de tráfego pago com cerca de R$ 5/dia, mas que pode se transformar em muito mais se o lead for convertido.
O tráfego pago é uma estratégia de vendas valiosa para pequenos empresários. Pense o quanto é vantajoso para uma marca ser sugerida nos anúncios para clientes da sua localidade? Neste caso, as possibilidades de conversão são bem maiores pois, com a segmentação do púbico alvo, é possível atingir somente pessoas que tenham potencial para se tornarem clientes. Dessa maneira, além da marca estar conversando com pessoas interessadas, elas ainda estarão próximas, o que indica maiores oportunidades de vendas. Logo, os anúncios de comunicação digital devem ser operacionalizados para que chamem a atenção do público definido para a campanha.
No âmbito criativo, a escolha de imagens e vídeos, o texto e o formato precisam conversar com a audiência através de conteúdos que a interessam. Com isso em mente, crie anúncios que transmitam emoções, despertem senso de urgência e mostrem que a sua marca é uma empresa local. Desta maneira, fica mais simples para que os usuários cliquem e sejam convertidos.
Por meio de campanhas digitais em plataformas que sua audiência utiliza, a sua marca consegue expor uma imagem para um número de pessoas, e desta forma se posicionar no mercado. Assim, o impacto é maior, comprovando que vale a pena investir em tráfego pago. Hoje sua marca não pode esperar apenas por resultados de tráfego orgânico, por isso comece já a planejar seu trabalho de marketing digital, criar anúncios assertivos e com potencial de impulsionamento!
No curso de Publicidade da FASAM você aprende a trabalhar o tráfego orgânico e pago para melhorar as estratégias digitais da sua marca. Faça agora sua inscrição para o vestibular, clicando aqui.
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Como criar uma estratégia para fazer sua marca crescer no Instagram Por Álvaro de Melo,
Como atrair público no Instagram em 6 passos Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade