
Como trabalhar o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital
Como trabalhar o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital Por Álvaro de Melo,
Por – Marcos Góes,
estudante de Publicidade e Propaganda da FASAM
No último ano tem muito se falado sobre lutas, pautas em que são importantes ter o debate, Black Lives Matter ficou muito tempo na mídia, após a morte de George Floyd por meio de um sufocamento e o mesmo clamando “I can’t breathe” – eu não consigo respirar (tradução). Como comunicador me questiono: qual o papel da publicidade na luta contra o racismo? Após uma longa reflexão sobre o tema tive a coragem de escrever sobre o tema.
Segundo pesquisa do IBGE, dados analisados de 2020, 54% da população brasileira se declara preta. Seguindo a lógica dos números, teria que se ter uma igualdade na mídia, ou até mesmo a maioria de pessoas pretas, logo, que a grande maioria da população é preta autodeclarada. Porém diferente das estatísticas não observamos quase nenhum preto ocupando locais de privilégio – gerentes, protagonistas, garotos propagandas e afins. O mesmo só é lembrado no mês de novembro – mês da consciência negra (20 de novembro).
O Brasil passou por mais trezentos anos de escravidão teve uma história de abolição em 1888 foi apenas para “inglês ver”, pois os pretos foram excluídos da sociedade, tendo que se acomodar da maneira que dava e aceitar ser escravo novamente, pois não conheciam outro meio de vida e não tinha oportunidades para sair da mesma. Isso não muda nos dias atuais, pois os morros estão cheios de pessoas pretas, as quais são negadas todos os dias a existência. Todos os dias esses corpos sobrevivem e agradece ao um Ser que por mais um dia de vida.
Um número tão expressivo de pretos, porém apagados da sociedade, vivendo em extrema pobreza. São poucos que conseguem sair dessa vida, para alçar voos maiores, poucos mesmos, menos de 12% de universitários são pretos, esse número é de ingressantes, concluinte é menor ainda. Vendo por essa ótica, te fazemos um questionamento? No que a publicidade tem a ver com toda essa Problemática?
Quando uma criança preta liga a televisão em sua a casa e se ver representada através de bonecas, personagens de filmes, novelas, séries e comerciais ali a mesma pode encontrar um ponto de esperança para que possa luta e sair daquela vida que não foi culpa dela, mas sim de um governo quer negar sua existência enquanto ser humano. Com produções de peças publicitárias pode ter a conscientização que sim, à meios de lutar por um futuro melhor. Sem contar que se pode produzir ações e diversos meios para que perspectivas possam ser mudadas, pois essas pessoas não podem saber que existe um outro lado da moeda.
Infelizmente, Floyd foi mais uma vítima, que foi gravada, e quantos outros são silenciados e tem seus sonhos sufocados? Por pessoas que não acreditam, e nós como publicitários devemos mudar essa visão, sempre que possível visibilizar a beleza preta na sua maior essência. A partir dessa leitura, tente observar mais ao seu redor e dê voz a quem precisa.
Como trabalhar o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital Por Álvaro de Melo,
Tráfego pago: você sabe o que é? Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade e
Como fazer um briefing para marketing digital e redes sociais Por Álvaro de Melo, professor