
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre mercado de trabalho
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Por – Paulo Ricardo Monteiro Santos e Rafaela Araújo Sousa Santos,
estudantes de Publicidade e Propaganda da FASAM
Existem diferentes formas de seguir o design como profissão, isso significa que você pode se tornar um designer de vários tipos, tais como: designer gráfico, designer de interiores, designer de embalagens, dentre outros, mas neste conteúdo vamos focar no design gráfico e como ele pode agregar em sua caminhada profissional. Vamos lá?
A função do designer gráfico é solucionar problemas de comunicação a partir de meios visuais, independente do meio que seja veiculado.
Ou seja: desenvolvendo peças de comunicação visual para diversos meios, tais como: jornais, revistas, folhetos outdoors e conteúdos.
O design gráfico é uma vertente dentro de um leque de possibilidades que o design proporciona, que, por sua vez, busca aumentar o apelo visual dos seus materiais, comunicando-se com o seu público de forma clara e objetiva, aumentando o engajamento dos seus seguidores, influenciando a tomada de decisão do seu leitor, e, se trabalhado juntamente com outras ferramentas como a publicidade e o branding, ajuda a estreitar os laços entre marca e consumidor.
Torna-se então uma área muito necessária e, consequentemente, muito vantajosa para se especializar atualmente, onde a comunicação é de extrema importância por toda parte.
A publicidade e o design gráfico trabalham de forma integrada pois ambos visam dentre várias coisas, uma ferramenta fundamental: a comunicação visual. Portanto, ambos apresentam disciplinas que envolvem o manuseio de programas de edição e diagramação de texto e imagem, noções de artes visuais, história da arte, entre outras matérias relacionadas ao tema.
Na publicidade, são estudadas estratégias para se promover uma comunicação que seja certeira para atingir o público final, que favoreça a experiência com o público-alvo e provoque uma identificação desse público com o produto, o que depois será convertido em vendas. O design se importa mais com a experiência do usuário ou consumidor final de um determinado produto.
Porém, as áreas são complementares, tendo em vista que uma supre a necessidade da outra, é comum por exemplo, vermos designers gráficos trabalhando em agências de publicidade, por se tratar de uma ferramenta de extrema importância, oferecendo uma comunicação perfeita para que uma venda ou prospecção seja mais simplificada e assertiva, transmitindo mais confiança e profissionalismo ao cliente final.
Separamos algumas referências profissionais muito boas, de sites que unem publicidade e design para você seguir e se inspirar. Olha só:
1- Lürzer’s Archive: https://www.luerzersarchive.com/en/start.html
2- Abduzeedo: https://abduzeedo.com/
3- Behance: https://www.behance.net/
A Fasam é referência no curso de Publicidade e Propaganda no estado de Goiás e conta, em seu quadro de professores com designers que contribuem para a formação ainda mais qualificada dos estudantes de comunicação nos assuntos afins ao Design e à imagem. Além deles, diversas ferramentas tecnológicas e até mesmo um espaço exclusivo na faculdade, totalmente pensado para a comunicação, para que sua formação seja ainda mais completa e profunda!
Temos orgulho de diversos publicitários que formamos aqui e hoje incrementam o mercado do país, e você pode ser o próximo! Aqui é o seu lugar para crescer. Clique aqui e se inscreva agora mesmo.
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Como criar uma estratégia para fazer sua marca crescer no Instagram Por Álvaro de Melo,
Como atrair público no Instagram em 6 passos Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade