
Como trabalhar o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital
Como trabalhar o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital Por Álvaro de Melo,
Por – Otacílio Henrique,
estudante de Relações Públicas da FASAM
Antes de mais nada é preciso entender que o alcance no Instagram se tornou quase que uma missão para todos. Nosso país ocupa o terceiro lugar no ranking de populações que passam mais tempo na rede social, com um média diária de 3 horas e 31 minutos. Estima-se que 140 milhões brasileiros passem quase 14% de um dia inteiro navegando na rede social.
Isso proporciona ao mercado uma grande mídia para publicidade, uma audiência que ganha dos rádios e TV’s pois os usuários estão praticamente focados na tela do celular.
Em contrapartida, não basta somente abrir uma conta para a sua empresa no Instagram. O perfil do seu negócio deve ser bem planejado, com conteúdo relevante e atrativo para o seu cliente de modo que sua marca apareça na timeline de quem interessa e por isso é fundamental entender como aumentar o alcance no Instagram.
Acompanhe 5 dicas que irão te ajudar a aumentar o alcance do seu público na rede social que é uma das queridinhas dos brasileiros:
1. Altere seu perfil para profissional
O instagram hoje permite a criação de dois tipos de contas, perfil pessoal e profissional. As vantagens do perfil profissional é que você pode analisar relatórios de métricas do usuários na sua conta, como por exemplo, o engajamento dos usuários e o seu alcance na rede socail.
Isso permitirá que você mensure os resultados das ações do perfil e, se necessário, ajustae as estratégias para alcançar os objetivos esperados, sejam objetivos de branding, de vendas e/ou de reconhecimento.
2. Defina o público do seu negócio
Falar a língua do público é fundamental para compreensão da mensagem que se quer passar e com isso melhorar o alcance na rede. E para isso você deve conhecê-lo bem, entender suas necessidades e expectativas para então divulgar o seu produto ou serviço, de forma clara e objetiva.
Por isso é importante definir as personas do seu negócio, perfis de clientes que terão interesse no que o seu negócio tem a oferecer.
Como já destacado no tópico anterior, falar a língua do seu público alvo é fundamental para o sucesso do seu negócio, uma vez definido seu público, e identificado a sua necessidade, a produção de vídeos, textos e imagens, devem ser atrativas para esse público.
O conteúdo pode trazer dicas, soluções, relatos de experiências ao mesmo tempo em que gera empatia com a audiência. Alcance e engajamento se relacionam, primeiramente, com se reconhecer naquilo que está sendo visto.
Um dos grandes diferenciais das redes sociais em relação a TV, por exemplo, é que podemos conhecer pessoas reais, gente como a gente, indivíduos que compartilham os mesmos gostos, vivem os mesmos problemas e desfrutam dos mesmos prazeres. Logo, quanto mais reais forem os vídeos e fotos, maior a chance de as pessoas se identificarem com o seu conteúdo.
Prova disso é o Winderson Nunes, começou sem equipamento profissional, sem equipe e praticamente sem nenhuma estrutura e se tornou um dos maiores Digital Influencers do Brasil. Ou seja, nem sempre o melhor cenário, o melhor roteiro, o melhor equipamento, irá garantir o melhor resultado ou o melhor alcance na rede social.
As hastags ajudam bastante para melhorar o alcance no Instagram, elas permitem agrupar assuntos o que facilita na busca pelo usuário. Pesquise e defina as hastags mais relevantes para o seu mercado, mas lembre-se de não abusar na utilização, no máximo 5 ou 6, caso utilize muitas referências pode ser entendido como um spam pelo algoritmo da rede social, que irá reduzir a exposição da publicação para os usuários.
Como trabalhar o tráfego pago na sua estratégia de marketing digital Por Álvaro de Melo,
Tráfego pago: você sabe o que é? Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade e
Como fazer um briefing para marketing digital e redes sociais Por Álvaro de Melo, professor