
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre mercado de trabalho
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Marketing e Publicidade: diferenças e semelhanças
Por – Álvaro de Melo
Professor no Curso de Publicidade e Propaganda da FASAM
É muito comum leigos, ou até mesmo pessoas que estão adentrando à área, se referirem a um anúncio de TV no intervalo do Big Brother Brasil como um marketing bem feito da ‘empresa X’; ou até mesmo em uma cafeteria, ao experimentar um produto Starbucks acharem que aquele Cappuccino está supervalorizado pois é tudo ‘publicidade’. Embora muito próximos, os universos do ‘marketing’ e da ‘publicidade’ são bem diferentes. Bora entender um pouco sobre eles?
Para iniciar nosso bate papo, é importante entender que a ‘publicidade’ é uma ferramenta da ‘comunicação’ que, por sua vez, é uma das áreas agregadas ao ‘marketing’ – que se relaciona com várias outras.
Por isso, vamos começar pela grande área: o ‘marketing’. Este é um conjunto de estratégias que objetivam criar valor de marca para um grupo de pessoas que chamamos de ‘público-alvo’.
Para isso, este trabalho envolve atividades relativas à pesquisa, análise, teste, preocupações relacionadas à produção, comercialização, precificação, distribuição, promoção, comunicação, entre outros, que conectam uma empresa e sua marca aos clientes e mercados.
No passado, dizia-se que marketing se orientaria para uma suposta criação de necessidades, ao contrário de detectá-las e atendê-las.
Assim, atualmente, quando falamos em ‘marketing’, estamos pensando nas estratégias implementadas por uma empresa para a colocação de um determinado produto ou serviço no mercado, com o objetivo de atender e satisfazer às demandas e necessidades de seu público-alvo, identificado como cliente. Isso pressupõe um compromisso de investimentos internos e externos, por parte da empresa, e a previsão de seu consequente retorno; tarefa esta dada a gestão estratégica do marketing.
Resumindo, o ‘marketing’ pode ser entendido como a definição e o conhecimento de um determinado produto ou serviço e a forma como eles são elaborados e colocados no mercado. Portanto, nada mais é que o planejamento adequado da relação produto-mercado.
E ele leva em consideração o trabalho de 4 pilares conhecido como ‘mix de marketing’ (ou 4P’s), formado por: Produto; Preço; Praça e Promoção (que você pode descobrir neste post – linkar o post intitulado “Como pensar o mix de Marketing hoje?”).
Basicamente, de forma simples:
– não adianta você ter um bom ‘produto’, com um ‘preço’ que seu público está disposto a pagar, bem distribuído no mercado (ao alcance do consumidor em potencial), se não possui uma estratégia que ‘promova’ toda esta cadeia;
– mas também não adianta você ter um bom ‘produto’, bem distribuído no mercado (ao alcance do consumidor em potencial), com uma estratégia que ‘promova’ toda esta cadeia, mas que não possui um preço equivalente ao que o seu consumidor esteja disposto a pagar no mercado;
– ou talvez, ter um bom ‘produto’, com um ‘preço’ que seu público está disposto a pagar, uma boa estratégia de ‘promoção’ que comunique seu produto, mas que o consumidor não saiba onde encontrar;
– por fim, ter uma boa estratégia de ‘promoção’ que comunique bons ‘preços’ e boas ‘praças’ de comercialização de um ‘produto’ que não foi bem qualificado no mercado.
O Marketing deve pensar nesses quatro fatores de forma sinérgica!
E a ‘publicidade’, onde entra?
A ‘publicidade’, como já dissemos, é um dos instrumentos utilizados pelo ‘marketing’ no processo de criação das estratégias. Ela entra no “P” da ‘Promoção’, de promover algo, comunicar algo, logo, propagar uma mensagem que atenda ao objetivo de marketing.
A ‘publicidade’ pode ter o intuito de vender um produto, transmitir uma ideia, ou simplesmente dar mais visibilidade a uma marca.
Porém, há que se ressaltar: a ‘publicidade’ e a ‘propaganda’ são trabalhos diferentes. A grosso modo, a ‘publicidade’ está mais ligada ao mercado, as marcas, seus produtos e serviços; enquanto a ‘propaganda’ tem cunho mais ideológico e trabalha na propagação de ideias, ideais, conceitos, filosofias – muitas vezes políticas, partidárias, sociais e religiosas.
Portanto, você deve entender bem todos os conceitos para utilizar os termos corretos ao se lançar neste universo ou até mesmo para apresentar um projeto legal a um cliente que quer captar.
Afinal, o mundo ideal exige que essas duas áreas de trabalho caminhem juntas, pois os dados levantados pelo marketing são, por exemplo, fundamentais na criação de uma campanha publicitária eficiente.
Hoje, com a tecnologia, o internauta deixa “rastros” de tudo o que faz. Essa “trilha” pode ser captada pelos analistas de marketing que detectam oportunidades e criam estratégias para que a publicidade tenha um campo de ação fértil, ao propor na hora certa, e no lugar certo, anúncios que ganham o olhar do usuário e convertem-se em vendas.
Podemos perceber que, constantemente, falamos sobre essas duas áreas, mas muitas vezes é extremamente difícil estabelecer os limites entre elas. Afinal, ambas abrangem mercado, público alvo, vendas e estratégias de relacionamento com o consumidor.
E quando o ‘marketing’ e a ‘comunicação’ se relacionam com outras áreas, como o ‘design’, nascem novos conceitos que evoluem e agregam ainda mais conhecimento e possibilidades de abordagem de marca junto aos consumidores, como o ‘branding’.
Neste sentido, podemos entender que as áreas se relacionam e multiplicam as possibilidades de atuação de um profissional que busca pelo curso de ‘Publicidade e Propaganda’.
Na Fasam, você aprende muito mais sobre tudo isso, e o melhor: na prática! Pois está constantemente com professores que colocam você em contato com o mercado em trabalhos dentro das disciplinas que o curso oferece.
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Como criar uma estratégia para fazer sua marca crescer no Instagram Por Álvaro de Melo,
Como atrair público no Instagram em 6 passos Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade