
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre mercado de trabalho
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Funções e Trabalho no Departamento de Mídia
Por – Álvaro de Melo
Professor no Curso de Publicidade e Propaganda da FASAM
‘Mídia’ vem do inglês media e significa ‘meios’. Escrever mídia como se pronuncia, ao invés de media como o original em inglês, foi a forma que o Grupo de Mídia de São Paulo, ao final da década de 1970, encontrou para padronizar a grafia e afastar-se do significado que a palavra média possui em inglês.
Neste sentido, ‘mídia’ designa o departamento da agência de propaganda encarregado de colocar a campanha no ar, assim como o profissional que nele atua, cuja função principal é viabilizar a veiculação da campanha para determinado público, de maneira eficiente e rentável.
Porém, com a crescente utilização da tecnologia nas atividades de mídia, o que possibilita um acesso a informações de uma forma rápida e nunca antes imaginada, o profissional de mídia encontra-se hoje em um mercado altamente evolutivo: tanto para o exercício das suas atividades profissionais, como da ótica em entender como o consumidor contemporâneo está se comportando no mercado.
Essas mudanças trazem, em especial, a discussão das funções do departamento de mídia, e consequentemente os profissionais nele inseridos, nas agências de publicidade e, logo, no mercado.
O modelo de departamento de mídia encontrado na maior parte das agências brasileiras, ainda hoje, traz influência dos sistemas criados na década de 1970, e que divide o trabalho por três seções: planejamento de mídia, pesquisa de mídia e compra de mídia. Tal estrutura continua válida na contemporaneidade, porém poucas agências possuem profissionais para cada uma das atividades, acumulando em alguns cargos funções de uma ou outra divisão.
Vale lembrar que outra divisão relacionada ao departamento de mídia é o checking, que realiza o trabalho de conferir se a veiculação prevista aconteceu de fato. Porém, não é raro encontrar esta divisão atrelada ao setor financeiro/administrativo, uma vez que verificada a exibição/inserção nos meios, este é o departamento que organiza os títulos para os devidos pagamentos pelos serviços prestados.
Independentemente do formato da agência, é necessário ter consciência de que a competência pessoal é, e continuará sendo, o maior patrimônio do profissional de mídia. Isto é o que fará a diferença entre os planos, porque a evolução tecnológica, que caminha no sentido de agilizar a parte operacional da mídia, mais a facilidade de acesso às informações, contribuem para que o ‘Plano de Mídia’ seja cada vez mais valorizado, trabalhando diversas possibilidades que evitam “surpresas” na comunicação.
Poucas agências dispõem de um profissional em cada uma dessas atividades, e o comum nas agências de grande porte é um profissional que desempenhe o papel de planejador e de comprador, com a assistência de um profissional de pesquisa de mídia. Nas pequenas e em parte das agências médias, o usual é ter um único profissional para as três atividades.
Um profissional que entrou neste universo, que ouvimos muito falar do seu trabalho, porém que não pertence, necessariamente, ao departamento de mídia, é o ‘social media’. Vamos tentar entender o que este faz, de forma sucinta, para que não exista confusão na hora em que você for se candidatar a uma posição de trabalho.
Desta forma, fica claro porque o ‘social’ não pertence, necessariamente, ao departamento de mídia. Este profissional, embora carregue o nome e algumas funções de trabalho dos profissionais de mídia, acaba exercendo outras atividades como a de redator, arte, criação, entre outros.
Para se ter uma noção melhor sobre como ocorre as principais funções aqui citadas, dentro da agência, no processo de comunicação, Tamanaha (2006) propõe uma sequência linear das atividades do departamento de mídia:
Agora que você já sabe o que é “mídia”, como é dividido o departamento e o que cada um dos profissionais que nele atuam fazem, já é hora de se candidatar a um estágio (ou até uma vaga de emprego) em uma agência de publicidade.
O curso de ‘Publicidade e Propaganda’ da Fasam tem uma disciplina inteira sobre ‘Mídia’. Aqui você pode se aprofundar no assunto e ganhar conhecimento prático para disputar as melhores vagas do mercado, portanto não perca tempo e venha estudar com a gente!
Publicidade e Propaganda convida PepsiCO para conversa sobre Mercado de Trabalho Por Álvaro de Melo,
Como criar uma estratégia para fazer sua marca crescer no Instagram Por Álvaro de Melo,
Como atrair público no Instagram em 6 passos Por Álvaro de Melo, professor de Publicidade